Parada LGBT+ de SP confirma shows de Pablo Vittar, Gloria Groove e 16 trios

A organização da Parada LGBT+ de São Paulo, que está na sua 28ª edição, divulgou a programação e os shows para este ano, além de 16 trios elétricos que prometem dominar a Avenida Paulista. Entre os shows confirmados, estão Pabllo Vittar, Banda Uó e Sandra Sá. Outros artistas confirmados são: Tiago Abravanel, Glória Groove, Ludmilla Anjos e Filipe Catto.

Parada LGBT+ de SP confirma shows de Pablo Vittar, Gloria Groove e 16 trios na Avenida Paulista
Parada LGBT+ de SP confirma shows de Pablo Vittar, Gloria Groove e 16 trios na Avenida Paulista – Foto: ParadaSP/Arquivo/Floripa.LGBT

A divulgação aconteceu nesta quinta-feira (23), em coletiva de imprensa realizada no no Teatro Renaissance, dando início a uma série de eventos que celebram a diversidade e promovem a inclusão.

Sob o tema “Basta de Negligência e Retrocesso no Legislativo – Vote consciente por direitos da população LGBT+”, a Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo (APOLGBT-SP) quer propor um debate sobre a escolha de parlamentares e a representatividade LGBT nos legislativos brasileiros.

A 28ª Parada do Orgulho LGBTI+ de São Paulo está confirmada para acontecer no dia 2 de junho, a partir das 10h, na Avenida Paulista. Pela primeira vez desde 1997, a Parada fará um trajeto diferente: este ano, devido às obras que acontecem na Avenida Paulista, os trios percorrerão o lado ímpar da avenida. O público será orientado a entrar no evento pelas ruas Haddock Lobo e Bela Cintra.

Diversas ações estarão na Parada de SP em 2024, que é considerada a maior Parada do Orgulho do mundo, entre elas os casamentos de dois casais homoafetivos, dois novos palcos e rodas de conversa com temas como racismo e empoderamento feminino, além de testagem de ISTs e bloco de pessoas com deficiência.

Confira os destaques da programação de alguns dos 16 trios elétricos da Parada de SP:

Trio Amstel – Artista: Glória Groove
Trio Burger King – Artista: Banda UÓ
Trio Loreal Brasil – Artistas: Sandra de Sá e Ludmillah Anjos
Trio Terra – Artistas: Tiago Abravanel, Filipe Catto e Minhoqueens
Trio Vivo – Artista: Pabllo Vittar

A edição 2023 da Parada do Orgulho LGBTI+ de São Paulo reuniu 3 milhões de pessoas, segundo estimativa divulgada pela APOLGBT-SP, associação responsável pelo evento.

Feira Cultural da Diversidade LGBT+

A programação da Parada do Orgulho LGBT+ São Paulo também inclui uma série de eventos que devem levar o debate sobre cidadania, direitos LGBT+ e representatividade.

O primeiro deles será a Feira Cultural da Diversidade LGBTI+, que acontecerá no dia 30 de maio, no Memorial da América Latina, a partir das 10h. Em sua 23ª edição, a feira tem o objetivo de promover a economia criativa e a cultura LGBT+, oferecendo aos visitantes espaços de gastronomia, artesanato, workshops e apresentações de shows com temáticas LGBT+.

Encontro de Paradas, Corrida do Orgulho LGBT+ e Prêmio Cidadania

Entre os dias 31 de maio e 1 de junho, será realizado o Encontro Brasileiro de Organizações de Paradas LGBT+, que reunirá diversas organizações de todo o país, incluindo a Parada de Florianópolis, para discutir estratégias e compartilhar experiências que fortaleçam o movimento LGBT+.

No dia 1º de junho, a Corrida do Orgulho LGBT+ ocorrerá no Parque Villa Lobos, começando às 6h30. Este evento, que faz parte do calendário oficial da semana da Parada, inclui uma corrida de 5 km e uma caminhada de aproximadamente 3 km.

A tradicional Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, em sua 28ª edição, será realizada no dia 2 de junho, a partir das 10h, na Avenida Paulista. Este evento principal reúne milhares de pessoas em um desfile que celebra o orgulho e a luta pelos direitos LGBT+.

Encerrando o calendário anual de eventos, no dia 7 de dezembro, será realizado o Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade no MASP. Desde 2001, este prêmio reconhece pessoas e instituições que contribuem para a promoção dos direitos humanos e da cidadania da população LGBT+ no Brasil.

Parada LGBT+ de São Paulo será verde e amarela

Durante o lançamento da programação, o presidente da ParadaSP, Nelson Matias, fez um convite aos participantes. “Quero encorajar todos a trazerem as cores da bandeira nacional. Não vamos permitir que o símbolo de inclusão seja sequestrado”, disse.

A inspiração para aderir ao verde-e-amarelo veio do show da Madonna, no início do mês, quando a rainha do pop e a cantora Pabllo Vittar dividiram o palco usando as cores da bandeira nacional.

* Com informações dos portais Pheeno, g1 e Gazeta Brasil

Adicionar aos favoritos o Link permanente.