Site do Monumento Stonewall sobre direitos gays é removido de referências transgênero

Por Craig Nigrelli (âncora), Shea Taylor (produtor), Emma Stoltzfus (produtor/editor de vídeo) O Serviço Nacional de Parques removeu todas as referências transgênero do site do Monumento Nacional de Stonewall.

O monumento foi o primeiro parque nacional nos EUA a ser dedicado à história LGBTQ+ dos Estados Unidos. A remoção da verborragia transgênero está de acordo com a ordem executiva do presidente Trump, exigindo que o governo federal reconheça apenas dois gêneros: masculino e feminino. Os críticos da medida a chamam de “cruel e mesquinha” e um “ato flagrante de apagamento”.

História completa
O National Park Service é a mais recente agência do governo federal a remover referências à comunidade transgênero em suas páginas da web. Para uma página em particular, a mudança está atraindo ainda mais atenção. O serviço do parque trocou todas as suas referências à comunidade LGBTQ+ na página do Stonewall National Monument em favor de apenas LGB. O que é o Stonewall National Monument?
O monumento comemora os Stonewall Riots, uma série de tumultos e manifestações espontâneas contra uma batida policial que ocorreu nas primeiras horas da manhã de 28 de junho de 1969, no Stonewall Inn, no bairro de Greenwich Village, na cidade de Nova York. Os tumultos marcaram um novo começo para o movimento pelos direitos gays nos Estados Unidos. O Stonewall Inn se tornou o primeiro parque nacional dedicado à história LGBTQ+ em 2016.
Por que tirar o TQ+? A mudança no site do serviço do parque alinha sua verborragia com uma ordem executiva assinada pelo presidente Donald Trump em seu primeiro dia de volta ao cargo, exigindo que o governo federal reconheça apenas dois gêneros: masculino e feminino. Como as pessoas estão reagindo?
A governadora democrata de Nova York, Kathy Hochul, criticou a mudança em uma publicação no X, chamando-a de “cruel e mesquinha”. Hochul acrescentou: “Pessoas transgênero desempenham um papel crítico na luta pelos direitos LGBTQ+ — e Nova York nunca permitirá que suas contribuições sejam apagadas”.

O Stonewall Inn e o Stonewall Inn Gives Back Initiative, uma organização sem fins lucrativos dedicada a combater a intolerância social voltada à comunidade LGBTQ+, divulgaram uma declaração conjunta. A declaração disse que eles estão “indignados e horrorizados” com a remoção da palavra transgênero, chamando-a de um “ato flagrante de apagamento” que “distorce a verdade da nossa história”.

Matéria Original em Inglês  San.com
Adicionar aos favoritos o Link permanente.