Empresas de turismo ganham cartilha e treinamento gratuitos sobre inclusão LGBTQIA+

Com o crescimento do turismo LGBTQIA+, material gratuito ensina como tornar o setor mais inclusivo e receptivo. Material está disponível gratuitamente em

https://riosimpatiza.com/cartilha/

Rio de Janeiro, fevereiro de 2025 – Às vésperas do Carnaval e no auge da alta temporada turística, o Rio de Janeiro se prepara para receber milhares de visitantes com um olhar mais atento à diversidade.

O site RioSimpatiza.com lança a “Cartilha de Diversidade e Inclusão LGBTQIA+ para Negócios” e o “Treinamento em Diversidade e Inclusão LGBTQIA+”, iniciativas gratuitas que orientam empresas e profissionais do turismo a oferecer um atendimento mais inclusivo, experiências acolhedoras e um ambiente seguro para a comunidade LGBTQIA+.

Cartilha de Diversidade e Inclusão LGBTQIA+ para Negócios

A cartilha é um guia prático que reúne estratégias e diretrizes para empresas do setor turístico – incluindo hotéis, restaurantes, bares e agências de viagens – adotarem medidas concretas de inclusão LGBTQIA+ em seus espaços e serviços.

Disponível gratuitamente em https://riosimpatiza.com/cartilha/, o material aborda temas essenciais como:

  • Capacitação de equipes para um atendimento mais inclusivo e respeitoso.

  • Adaptação de espaços físicos para garantir acessibilidade e acolhimento.

  • Comunicação inclusiva, com linguagem apropriada e respeitosa.

  • Parcerias com a comunidade LGBTQIA+ para fortalecer o impacto social e econômico.

O objetivo é incentivar ambientes mais seguros e receptivos, melhorando a experiência dos turistas e fortalecendo a imagem do Rio de Janeiro como um destino diverso e acolhedor.

Treinamento em Diversidade e Inclusão LGBTQIA+

Ministrado por especialistas em diversidade e turismo – JP Polo, Tavinhu Furtado e Caroline Costa –, o treinamento prepara empresas e profissionais para oferecer um atendimento mais inclusivo e respeitoso. Entre os principais temas abordados estão:

  • Comunicação Inclusiva – Como se dirigir ao público LGBTQIA+ de forma respeitosa, evitando termos preconceituosos.

  • Atendimento Não Discriminatório – Estratégias para garantir um serviço de qualidade para todos os clientes.

  • Criação de Espaços Seguros – Adaptações em ambientes e serviços para melhor acolher o público LGBTQIA+.

  • Marketing Inclusivo – Como comunicar os valores de diversidade da empresa e atrair o público LGBTQIA+.

Como acessar:

A Cartilha de Diversidade e Inclusão LGBTQIA+ para Negócios está disponível gratuitamente em RioSimpatiza.com.

A oficina “Treinamento em Diversidade e Inclusão LGBTQIA+” está disponível no canal do Rio Simpatiza no YouTube.

Sobre o Rio Simpatiza:

O projeto é contemplado pelo edital Pró-Carioca, programa de fomento à cultura carioca, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, através da Secretaria Municipal de Cultura e tem como missão tornar o turismo carioca mais inclusivo e diverso. A iniciativa busca transformar o Rio em um destino referência no acolhimento à comunidade LGBTQIA+, promovendo inclusão social e desenvolvimento econômico.

Por trás do RioSimpatiza.com está um time experiente e apaixonado por turismo e cultura. Bárbara Rocha, Júlia Moreira e Vagner Alcantelado, da Alcantelado & Rocha, são os responsáveis pelo projeto e já assinaram iniciativas inovadoras, como o portal MelhoresMomentosdaVida.com e a série documental ‘Melhores Momentos da Vida’.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.