O que significa ser uma mulher ‘desfem’?

Influenciadora Kéfera, que é bissexual, disse recentemente que se atrai por mulheres ‘desfem’. A fala repercutiu e o termo vinculado à comunidade lésbica causou dúvidas em muitas pessoas. É importante entender o que ele significa, sua origem, as discussões em torno dele, para evitar que estereótipos e preconceitos continuem se propagando por aí, ok?

“Desfem” vem de “desfeminilizada” e é usado para se referir a mulheres lésbicas que contestam a feminilidade associada ao gênero feminino desde o nascimento. Essa ideia de feminilidade impõe que meninas devem ter cabelo cumprido, orelhas furadas, usar maquiagem, salto alto e vestir roupas mais apertadas.

O perfil Desfeminilizei ressalta em post sobre o tema nas redes sociais que o termo foi criado pelo e para mulheres lésbicas. Então, mesmo que mulheres heterossexuais tenham alguma característica que se distancie de alguns signos de feminilidade, como o cabelo curto, não é coerente elas se autodeclararem desfem.

O termo substitui alguns “apelidos” que por muito tempo foram usados em contextos lesbofóbicos para descrever mulheres que desafiam as normas sociais. Elas eram chamadas de “Maria macho”, Joãozinho” ou “mulher masculina”, reforçando a ideia preconceituosa de que desejam se homem, por se relacionarem com outras mulheres e terem determinados comportamentos.

A produtora de eventos e criadora de conteúdo, Halana Lacerda, compartilhou em um vídeo no TikTok alguns exemplos de situações que passou sendo uma mulher desfem e que exemplificam o preconceito.

@halanalacerda

mulher desfem: mulher que foge do padrao de feminilidade imposto

♬ Monkeys Spinning Monkeys – Kevin MacLeod & Kevin The Monkey

Ainda segundo o Desfeminilizei, muitas lésbicas desfem, especificamente pretas e pardas, preferem o termo “caminhoneira” para se definirem. “No entanto, por ser uma palavra que já foi considerada pejorativa e ressignificada pela comunidade sapatão, o contexto e a intimidade devem ser considerados antes de utilizá-la”, explica o texto.

Fonte: MSN

Adicionar aos favoritos o Link permanente.