Grupo LGBTQ+ canadense cancela participação no WorldPride devido às políticas de Trump

A Egale Canada, uma das maiores organizações de defesa LGBTQ+ do Canadá, anunciou em uma declaração de 6 de fevereiro que seus membros não comparecerão a nenhum evento nos EUA, incluindo o WorldPride, que acontecerá em Washington, D.C., de 17 de maio a 8 de junho, devido às políticas colocadas em prática pelo presidente Donald Trump.

A declaração diz que a decisão de não vir aos EUA resultou no cancelamento de seus planos de comparecer a uma reunião da Comissão sobre o Status das Mulheres na sede das Nações Unidas em Nova York em março, na qual planejava discutir questões relacionadas a LGBTQ+. “Após profunda consideração, decidimos não nos envolver pessoalmente na Comissão sobre o Status das Mulheres deste ano ou em qualquer outra ONU, OEA (Organização dos Estados Americanos ou convergências globais, incluindo a WorldPride, que ocorrerá nos Estados Unidos em um futuro próximo”, diz a declaração. “Esta decisão se baseia principalmente na necessidade de proteger nossa equipe trans e não binária que enfrentaria tratamento questionável nas fronteiras terrestres e aéreas para participar de tais reuniões, e em solidariedade aos colegas globais que estão enfrentando medo semelhante em torno da entrada nos EUA”, continua a declaração. “Também se baseia na situação única que foi imposta aos canadenses (e cidadãos de outros países) em relação à guerra econômica e ameaças à nossa soberania nacional”, de acordo com a declaração.

“Não podemos, em sã consciência, nos envolver em um processo de desvinculação de nossa organização dos bens e serviços dos EUA (como divulgamos recentemente em uma declaração) e então prosseguir para viajar para os EUA.”

A declaração da Egale Canada marca a primeira vez conhecida que uma organização internacional de direitos LGBTQ+ declarou que não virá aos EUA para participar do WorldPride por causa das políticas controversas adotadas pela administração Trump-Vance, que até agora incluíram uma reversão de programas e políticas em apoio a pessoas transgênero. A National LGBT Media Association representa 13 publicações legadas nos principais mercados do país com um público coletivo de mais de 400 mil na versão impressa e mais de 1 milhão + online. Saiba mais aqui: NationalLGBTMediaAssociation.com.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.