Ambulatório Trans de Florianópolis passa por alterações em 2025; veja o que muda

O ambulatório Trans de Florianópolis está passando por alterações após ficar com equipe reduzida em outubro do ano passado. As mudanças incluem a contratação de profissionais para formar uma equipe efetiva para o ambulatório e reestabelecer medicamentos para o tratamento hormonal.

Ambulatório Trans de Florianópolis 2025
Ambulatório Trans de Florianópolis passa por mudanças nos atendimentos em 2025 – Foto: PMF/Divulgação/Floripa.LGBT

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de Florianópolis, quando houve o fim da parceria com a Fiocruz, foi organizada uma escala com profissionais da rede municipal, incluindo psicólogo, médico e enfermeiros.

Atualmente, o espaço conta com equipe de enfermagem e oferece consultas para identificar necessidades, realização de exames, inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU) e prescrição de tratamentos para condições clínicas, mediante protocolo de enfermagem, realizando encaminhamentos para a medicina.

Questionada pelo Floripa.LGBT sobre a estrutura para atender pessoas trans, a Prefeitura informou que foi realizada a contratação de um médico para atuar presencialmente no ambulatório, que atende condições clínicas gerais, em regime de 40 horas semanais.

O ambulatório também realiza encaminhamentos para psicólogos da rede municipal, enquanto realiza contratação de um profissional dedicado ao ambulatório, que deve assumir a vaga até a próxima quarta-feira (15).

Como está o tratamento hormonal no ambulatório trans de Florianópolis

O Ambulatório Trans de Florianópolis oferece o acesso ao tratamento hormonal, também chamado de hormonização, mas estava paralisado, quando a parceria com a Fiocruz encerrou. No início de janeiro, a Prefeitura passou a disponibilizar o Undecilato de Testosterona, utilizada na terapia hormonal para homens trans.

No entanto, outros medicamentos para hormonização ainda não estão disponíveis. A prefeitura afirma que está em processo de aquisição, com previsão de finalização em até 30 dias, mas não garantiu quando eles podem voltar e nem especificou quais medicamentos estão sendo adquiridos.

undecilato de testosterona
Undecilato de Testosterona é um dos medicamentos disponíveis para o tratamento hormonal – Foto: Cristine Rochol/PMPA

Ambulatórios trans da Grande Florianópolis são os únicos em SC

Em Santa Catarina, há apenas dois ambulatórios que atendem exclusivamente a população trans, e ambos ficam na Grande Florianópolis.

Com atendimento médio de 6 mil pessoas por ano, o Ambulatório Trans de Florianópolis, que funciona dentro da Policlínica do Centro, completou 9 anos em 2024. O local foi o primeiro a atender a comunidade trans em Santa Catarina.

O AmbulaTrans de São José foi inaugurado em 2021 e atende na Policlínica de Campinas. Os atendimentos ofertados são: consulta médica, com queixas clínicas e aconselhamento em hormonização; consulta de enfermagem com preventivo e testes rápidos; orientação e aconselhamento psicológicos e apoio sócio-familiar no contexto de atenção primária à saúde.

* Sob supervisão de Danilo Duarte

Adicionar aos favoritos o Link permanente.