Goleira gay que usou bandeira do Orgulho durante as Olimpíadas ganha prêmio nacional

A goleira holandesa de hóquei em campo Anne Veenendaal encerrou um ano maravilhoso com um prêmio internacional, após ostentar a bandeira do Orgulho.

Anne Veenendaal é a goleira de hóquei de campo cujas defesas importantes ajudaram a seleção feminina da Holanda a ganhar a medalha de ouro nas Olimpíadas de Paris, tudo isso enquanto ostentava a bandeira do Progress Pride em seu capacete. Agora, a atleta olímpica gay assumida de 29 anos acrescentou à sua ótima temporada ao ser nomeada goleira do ano pelos eleitores da Tulp Hoofdklasse, uma publicação holandesa de hóquei de campo. “Como uma força constante para Amsterdã e a Seleção Holandesa, ela provou ser uma das melhores goleiras do mundo e agora também sua goleira do ano”, dizia uma postagem no Instagram da publicação, Tulp Hoofdklasse, anunciando o prêmio de Veenendaal.

https://www.instagram.com/tulphoofdklasse/?utm_source=ig_embed&ig_rid=9b3d4c57-de4c-4c07-96eb-0f540752fe4c

“Sua tão esperada participação nas Olimpíadas se tornou realidade este ano. Na final dos Jogos Olímpicos, Anne defendeu três disputas de pênaltis chinesas, tornando-a a heroína inesquecível da final.” Ela também foi indicada para Goleira do Ano pela Federação Internacional de Hóquei, mas ficou aquém na votação. Veenendaal foi uma das 199 atletas olímpicas gays, lésbicas, bissexuais, transgêneros e não binários assumidas nos Jogos Olímpicos de Verão de 2024, onde a Equipe LGBTQ ganhou um total de 43 medalhas, incluindo 16 de ouro. Havia 16 jogadores de hóquei de campo assumidos, incluindo um homem.

Ela usou um decalque do Progress Pride em seu capacete durante as partidas em um sinal muito público de ser assumida e orgulhosa. A bandeira do Progress Pride é uma versão atualizada da bandeira do Pride e adiciona preto, marrom, azul, rosa e branco em um design chevron, além das seis cores do arco-íris. Os companheiros de equipe de Veenendaal em Paris incluíam a colega jogadora do Team LGBTQ Marleen Jochems e o capitão Xan de Waard, que usava braçadeira do Pride. O capitão holandês se juntou ao alemão Mats Grambusch em aliança usando braçadeiras de arco-íris durante as partidas.

Veenendaal é parceira de Ayeisha McFerran, uma goleira irlandesa de hóquei em campo que competiu nas Olimpíadas de 2020. McFerran teve seu próprio sucesso, ganhando o prêmio de melhor goleira na final da Copa do Mundo de Hóquei Feminino de 2018. Veenendaal e McFerran postam regularmente fotos adoráveis ​​de si mesmas, incluindo uma da goleira holandesa com sua medalha de ouro. Elas são a definição de um casal poderoso do esporte. Assine a newsletter Outsports para se manter atualizado com seus atletas favoritos, histórias esportivas LGBTQ inspiradoras e muito mais.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.