O que significa ‘assexual’? Explorando o significado do ‘A’ em LGBTQIA

De acordo com uma pesquisa Gallup de 2023, 7,6% dos adultos dos EUA se identificam como lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros ou algo diferente de heterossexuais. Nos últimos 11 anos, isso aumentou em 4,1 pontos percentuais. Hoje, mais de 20% dos adultos da Geração Z — aqueles entre 18 e 26 anos — se identificam como parte da comunidade LGBTQ+, relata a Gallup. Os números crescentes ocorrem em parte devido à “mudança da sociedade em geral”, com as pessoas se sentindo mais confortáveis ​​em compartilhar suas identidades, disseram especialistas anteriormente ao USA TODAY.

Talvez você tenha visto ou ouvido termos usados ​​para descrever a identidade de alguém. Você pode ter um amigo ou familiar que se identifica como “assexual”, mas não tinha certeza da definição exata. Não se preocupe, nós temos tudo o que você precisa.

Para que serve o “A” em LGBTQIA? O “A” em LGBTQIA significa “assexual”. “LGBTQ” é uma sigla.

Nas últimas décadas, novas letras foram adicionadas à programação.

Cada letra em LGBTQ significa: L: Lésbica G: Gay B: Bissexual T: Transgênero (difere do resto da sigla, pois se relaciona ao gênero e não à identidade sexual) Q: Adicionado à sigla na virada do século para representar pessoas que se identificam como queer, um termo mais ambíguo (recuperado desde seu uso como um termo depreciativo para indivíduos LGBTQ) permitindo que as pessoas evitem rótulos rígidos. Alguns também interpretam o Q como um questionamento.

Nos últimos anos, I e A foram adicionados, significando intersexo e assexual, respectivamente. Um sinal de mais é frequentemente anexado ao final da sigla para incluir identidades que podem não se encaixar nas outras letras, como pansexual ou Two-Spirit. Quando é o Mês do Orgulho de 2024? Como a celebração das identidades LGBTQ+ surgiu.
O que significa “assexual”? Assexualidade é um termo genérico, e ser assexual existe em um espectro. De acordo com o The Trevor Project, aqueles que se identificam como assexuais podem ter pouco interesse em fazer sexo, embora possam desejar relacionamentos emocionalmente íntimos.

Uma pessoa assexual pode ser de qualquer gênero ou sexo. “Não existe um ‘tipo’ assexual”, afirma whatisasexuality.com.

Outras identidades dentro do espectro da assexualidade incluem:

Demissexual: Pessoas que sentem atração sexual quando formam um forte vínculo emocional com outra pessoa.
Gray-A/Gray-ace: Pessoas que se identificam entre ser assexual e sexual.
Queerplatônico: Pessoas que sentem relacionamentos não românticos com uma conexão emocional intensa além da amizade tradicional.

Pessoas assexuais podem sentir “pouco ou nenhum desejo” quando se trata de atração sexual, Aubri Lancaster, uma educadora sexual que se concentra em assexualidade e aromanticismo, disse anteriormente ao USA TODAY. Atração sexual é o desejo de uma pessoa de ter intimidade com outra. Alguém pode ser sexualmente atraído por outras pessoas sem sentir atração romântica. Enquanto alguns que se identificam como assexuais não têm desejo de fazer sexo, outros podem querer.

Aqueles que se identificam como assexuais podem sentir atração romântica ou estética por outras pessoas, disseram anteriormente especialistas ao USA TODAY. Atração romântica é quando alguém deseja uma conexão profunda com outra pessoa. Atração estética é a apreciação de alguém pela aparência ou beleza física de outra pessoa e não está inerentemente conectada à atração romântica ou sexual.
O que significa “ace”?

“Ace” é um termo abreviado para assexual. Aqueles que se identificam como assexuais geralmente usam os termos “hetero-“, “homo-“, “bi-” e “pan-” na frente da palavra “romântico” para descrever por quem sentem atração, de acordo com o The Trevor Project.

Por exemplo, alguém que é “homo-romântico” pode ser emocionalmente atraído por alguém do mesmo sexo ou gênero, mas não sexualmente atraído por eles.

Orgulho 2024: últimas notícias e eventos em homenagem aos direitos LGBTQ
Conceitos errôneos sobre assexualidade

Existem muitos conceitos errôneos sobre assexualidade e o que significa se identificar como assexual.

Um equívoco comum é que a assexualidade é semelhante à abstinência ou ao celibato. Isso não é verdade. Ao contrário do celibato ou da abstinência — que podem ser decisões temporárias baseadas em crenças ou circunstâncias pessoais — a assexualidade é uma orientação e identidade; não é uma escolha, mas quem alguém é. Quais são as cores da bandeira assexual? As cores da bandeira assexual são preto, cinza, branco e roxo. Cada cor tem seu próprio significado: Preto: Assexualidade Cinza: Cinza-Assexualidade e Demissexualidade Branco: Parceiros e aliados não assexuais Roxo: Comunidade

Adicionar aos favoritos o Link permanente.