Eleições 2024 elegem 225 candidatos LGBTI+, três para prefeituras

Nas Eleições 2024, a representatividade LGBTI+ nas câmaras municipais e prefeituras atingiu um nível recorde. Ao todo, 225 pessoas que se identificam como LGBTI+ foram eleitas em 190 municípios espalhados por 22 estados do Brasil. Esse crescimento significativo representa um aumento de 180% em relação às eleições de 2020, segundo a ONG VoteLGBT.

Além do crescimento geral, o número de pessoas trans eleitas também foi destaque, alcançando 39 eleitos, nove a mais que no pleito anterior. A vereadora Amanda Paschoal (PSOL), quinta mais votada na cidade de São Paulo, está entre as eleitas.


Prefeitos LGBTI+ eleitos

Entre os destaques das eleições, três prefeitos LGBTI+ foram eleitos. As cidades de Alpinópolis e Santa Bárbara do Tegúrio, ambas em Minas Gerais, elegeram prefeitos gays. Já a cidade de Bonito, na Bahia, terá um homem cis assexual no comando.


Candidaturas LGBTI+ por perfil e partidos

As candidaturas LGBTI+ eleitas se espalharam por diversos municípios e estados. Nas capitais, 28 pessoas LGBTI+ foram eleitas, com destaque para a eleição de 22 mulheres, sendo 17 negras. A presença de mulheres negras LGBTI+, especialmente em capitais e grandes cidades, foi um dos pontos marcantes dessas eleições.

Fonte Diário Carioca

Adicionar aos favoritos o Link permanente.