Simpósio debate desenvolvimento humano, valorização da vida e ações para o combate ao suicídio

Evento será na próxima quinta-feira, dia 8 de agosto, no Museu da Inclusão, no Memorial da América Latina.

A  Rede S.E.R Colaborativa, que atua no acolhimento e atendimento às pessoas em situações de violência e riscos de suicídio, realiza gratuitamente na próxima quinta-feira, dia 8 de agosto, o “I Simpósio Rede S.E.R. Colaborativa – A Nova Era do Desenvolvimento Humano e da Valorização da Vida”, no Museu da Inclusão, no Memorial da América Latina.
Um estudo do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs), da Fiocruz Bahia, feito em colaboração com pesquisadores de Harvard apresentado no inicio deste ano, aponta que a taxa de suicídio entre jovens de 10 a 25 anos cresceu 6% ao ano, entre 2011 e 2022, no Brasil. Os casos de autolesões entre pessoas dessa faixa etária registraram uma alta ainda maior, de 29% ao ano, no mesmo período analisado. Os índices de suicídio e autolesão verificados entre jovens foram maiores do que os observados na população em geral, cujas taxas tiveram aumento médio de 3,7% e 21% ao ano, respectivammente.
O objetivo do simpósio é discutir temas com especialistas da área da Saúde, Educação e do meio empresarial e, com isso, definir como o assunto é tratado em universidades, na saúde do paciente, na ciência, com o público LGBTQI+, população vulnerável, pessoas com deficiência e com as mulheres, focando sempre no desenvolvimento humano.
“Os participantes podem esperar uma jornada transformadora, repleta de reflexões sobre a nova era do desenvolvimento humano e a valorização da vida com destaque na importância do bem-estar e na promoção da saúde mental nas áreas de educação, saúde e no mercado de trabalho”, explica a fundadora da Rede S.E.R Colaborativa, a psicóloga Claudia Carnevalle.
Segundo ela, o conteúdo do simpósio foi construído a partir das bases dos inúmeros atendimentos prestados como psicóloga, especificamente com pessoas em situações de violência e em riscos de suicídio e também como docente e escritora de livros.
“Esse encontro é uma oportunidade para a construção de um futuro mais harmonioso e cheio de propósito, capaz de transformar vidas e de encontrar maneiras mais plenas e significativas de vivê-la. Durante a ação os participantes conhecerão histórias inspiradoras e insights importantes, capaz de criar um impacto coletivo significativo”, finaliza.
Serviço
“I Simpósio Rede S.E.R. Colaborativa – A Nova Era do Desenvolvimento Humano e da Valorização da Vida”
Data: Quinta-feira, dia 8 de agosto
Horário: 8h às 17 horas
Local: Memorial da América Latina (Museu da Inclusão) – Av. Mário de Andrade, 564 – Portão 10 – Barra Funda, São Paulo
Inscrição gratuitas e programação pelo site: https://redesercolaborativa.com.br/?page_id=116
Adicionar aos favoritos o Link permanente.