Museu alemão remove retrato de Elon Musk enquanto a controvérsia da “saudação nazista” continua

O Deutsches Museum removeu uma exposição com Elon Musk, já que a discussão sobre um gesto que ele fez no início desta semana mostra poucos sinais de redução. Um porta-voz do Deutsches Museum, em Munique, disse que parte do motivo da remoção da exposição com tema espacial, que apresentava retratos dos físicos e pioneiros de foguetes Max Valier e Hermann Oberth ao lado de Musk, foi porque não havia espaço suficiente para incluir um “retrato histórico abrangente” do bilionário. A natureza do design da exposição significava que era “difícil reagir aos eventos de notícias atuais”.

O empreendedor de tecnologia Elon Musk causou uma tempestade após fazer gestos em um evento marcando a posse de Donald Trump na segunda-feira (20 de janeiro), que muitas pessoas compararam a uma saudação nazista. “Sempre pode ser problemático prestar homenagem a pessoas que ainda estão vivas em uma posição tão proeminente em uma exposição porque tal apresentação pode ser vista como uma homenagem acrítica”, disse o porta-voz do museu à revista Fortune. “As conquistas de uma pessoa ao longo da vida geralmente só podem ser corretamente avaliadas em retrospecto. “Só há espaço para algumas linhas de texto no painel da exposição, o que não permite um retrato histórico abrangente de uma pessoa ou a classificação das conquistas de sua vida.”

Donald Trump and Elon Musk posing for the camera. Trump in a navy suit and red tie, Musk in a leather jacket and space themed black t shirt.Elon Musk (D) apoiou Donald Trump na campanha eleitoral, mas agora parece ter encontrado um obstáculo no caminho. (Foto de Jeff Bottari/Getty)
Musk atacou os críticos de seu gesto, que o envolveu bater duas vezes no peito antes de levantar a mão no ar. Escrevendo no X/Twitter, ele condenou o Partido Democrata, que ele costumava apoiar. “Francamente, eles precisam de truques sujos melhores. O ataque de ‘todo mundo é Hitler’ é tão cansado”, disse ele. Respondendo a uma resposta que perguntava: “Podemos aposentar a coisa de chamar as pessoas de nazista?”, ele escreveu: “Sim, exatamente”, com um emoji bocejando. Mas a líder democrata Alexandria Ocasio-Cortez revidou em um vídeo, dizendo: “Não me importa o que Elon Musk está fazendo por trás do selo presidencial, mas neste país, odiamos os nazistas. “Duas das coisas mais fundamentais na história americana são que vencemos os confederados [na guerra civil dos EUA]e vencemos os nazistas… é muito importante para nós afirmar essas coisas.”
Adicionar aos favoritos o Link permanente.