Conheça nova bandeira LGBT+ e o que ela representa

A nova bandeira do Orgulho LGBT+ ganhou mais componentes além das já conhecidas faixas de cores que formam um arco-íris. Desde 2021, ela também apresenta triângulos e um círculo. Conheça abaixo e veja o que cada símbolo representa.

O nova versão da bandeira foi criada e proposta pela designer ítalo-britânica Valentino Vecchietti com a intenção de — além de usar as tradicionais cores do arco-íris usado pelo movimento — destacar alguns grupos historicamente marginalizados.

Para isso, do lado esquerdo do arco-íris um triângulo foi incluído. Nele, estão representados a bandeira das pessoas intersexuais (amarela com círculo roxo no centro), das pessoas transexuais (azul, branco e cor-de-rosa), além das cores marrom e preto, que representam as questões raciais.

Originalmente, a bandeira arco-íris foi criada e proposta por Gilbert Baker para o Gay and Lesbian Freedom Day March (Marcha do Dia de Liberdade Gay de São Francisco, Estados Unidos), em 1978.

Com seis faixas horizontais, cada cor possui um significado:

  • Vermelho: a vida;
  • Laranja: a saúde;
  • Amarelo: o sol;
  • Verde: a natureza;
  • Azul: a arte; e
  • Roxo: o espírito.

Há ainda quem entenda o uso do arco-íris como uma forma de “representar as cores da comunidade LGBT+”, como forma de destacar a diversidade do grupo.

No início do mês de junho, durante a 28ª Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, a nova bandeira foi hasteada na fachada do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp), na avenida Paulista, no centro da capital paulista.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Conheça nova bandeira LGBT+ e o que ela representa no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.