Filmes da 48a Mostra Internacional de Cinema em São Paulo estreiam no Sesc Digital

7 produções que integram a programação do evento poderão ser

assistidas gratuitamente, em todo o Brasil, pelo app e site, a partir

desta quinta-feira, 24 de outubro

Assista em sescsp.org.br/cinesesc , sescsp.org.br/cinemaemcasa

ou no aplicativo Sesc Digital

De 24 a 30 de outubro, o Sesc Digital recebe parte da programação da 48a Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. Os conteúdos ficarão disponíveis gratuitamente e são uma ótima oportunidade para acompanhar um dos eventos mais importantes do audiovisual nacional, sem sair de casa. O público pode assistir aos filmes através do app, disponível nas lojas Google Play e App Store ou pelo site sesc.digital .

 

Cada título ficará disponível até 30 de outubro ou até atingir um número limitado de visualizações. Então, é preciso se programar para não perder essa oportunidade única. São sete filmes de diversos países que ficarão disponíveis para o público de todo o Brasil.

 

Primeira da seleção exclusiva, a produção turca “Rocinante” conta a vida de Salih e Ayşe, um casal que luta para sustentar o filho mudo. Salih perde o emprego e Ayşe vende seguros por telefone. Eles decidem trabalhar como mototáxis, ambos usando o nome de Salih. Ayşe, disfarçada com um capacete, dirige sem falar. A nova função revela uma Istambul desconhecida, até que a moto deles, Rocinante, é roubada.

 

No indiano “Em Retiro“, um homem de 50 e poucos anos retorna à sua cidade natal nas montanhas, após anos de ausência. Tendo perdido o funeral do irmão, ele hesita em entrar na antiga casa da família, prolongando sua chegada por mais uma noite.

 

O documentário “Os Maus Patriotas” explora como a mídia tradicional difamou figuras como o cineasta Ken Loach e o ex-líder trabalhista Jeremy Corbyn, rotulando-os com termos como “antibritânicos” e “comunistas” mostrando como táticas de medo e discriminação são usadas globalmente para desacreditar indivíduos e suas ideias.

 

Vencedor dos prêmios do público e de melhor filme mexicano no Festival de Guadalajara, “Não Nos Moverão” conta a história de Socorro, uma advogada que procura há décadas o soldado que matou seu irmão no massacre de Tlatelolco, em 1968. Quando recebe uma nova pista, decide executar um plano arriscado de vingança, colocando em risco sua família e sua vida.

 

Em “Through the Graves the Wind Is Blowing“, o detetive Ivan Perić tenta resolver assassinatos de turistas em Split, mas enfrenta falta de apoio e burocracia. Humilhado publicamente e chamado de “uhljeb” (parasita), seu superior usa seu fracasso para se promover politicamente.

 

Maria de Medeiros é protagonista de “Ordem Moral” e interpreta Maria Adelaide Coelho da Cunha, uma mulher que abandona sua vida de luxo para fugir com um motorista mais jovem, enfrentando duras consequências.

Fechando a programação, “Dias“, de Tsai Ming-Liang, foi exibido na 44ª Mostra e conta a história de Kang, um homem que vive sozinho em uma grande casa e sofre de uma dor desconhecida. Non, que mora em Bangkok e prepara pratos tradicionais, encontra Kang em um hotel. Juntos, compartilham a solidão e escapam da realidade por uma noite, antes de retornarem à rotina.

As imagens para divulgação podem ser acessadas aqui
Assista gratuitamente no aplicativo Sesc Digital  ou em sesc.digital

A Mostra Internacional de Cinema em São Paulo acontece de 17 a 30 de outubro de 2024. Durante duas semanas, a 48ª edição do evento exibe 417 títulos de 82 países. A seleção faz um apanhado do que o cinema contemporâneo mundial tem produzido, além de apresentar novas tendências, temáticas, narrativas e estéticas, e homenagear cineastas e produções fundamentais da cinematografia mundial.

Turco “Rocinante” que faz parte da programação da Mostra e estreia no Sesc Digital. 

ROCINANTE 

Dir.: Baran Gündüzalp | Turquia | 2023 | 103 min | Ficção | 12 anos 

Na movimentada Istambul, Salih e Ayşe lutam para se sustentar e dar uma vida digna ao filho mudo de seis anos. Salih foi demitido e Ayşe vende seguros por telefone no sistema de home office. Até que o casal decide explorar uma nova oportunidade de trabalho: dirigir mototáxis. Eles se inscrevem no sistema com o nome de Salih. Ayşe também começa a transportar passageiros se passando pelo marido —ela esconde sua identidade sob o capacete fechado e nunca fala com ninguém. O novo trabalho revela uma cidade desconhecida para eles, até que Rocinante, a motocicleta, é roubada. Disponível até 30/10/24 ou até atingir 800 visualizações. 

EM RETIRO 

Dir.: Maisam Ali | Índia | 2024 | 76 min | Ficção | Livre 

Em algum momento entre o final do outono e o início do inverno, um homem volta para casa, em uma pequena cidade nas montanhas. Com 50 e poucos anos, sempre ausente e atrasado, tendo perdido o funeral do irmão, ele permanece no umbral da velha casa. O que mais ele poderia esperar além de postergar sua chegada por mais uma noite.
Disponível até 30/10/24 ou até atingir 800 visualizações. 

  

OS MAUS PATRIOTAS 

Dir.: Victor Fraga | Reino Unido | 2024 | 71 min | Documentário | 12 anos 

Antibritânicos, covardes, desconectados da realidade, simpatizantes de terroristas, comunistas e uma ameaça à segurança nacional. Esses foram alguns dos títulos que a mídia tradicional atribuiu ao cineasta Ken Loach e ao ex-líder trabalhista Jeremy Corbyn. Agora, eles destroem alguns desses mitos antigos para mudar a narrativa. O documentário aborda os preconceitos dos meios de comunicação, a difamação e a censura, além de expor os mecanismos do establishment e da imprensa hegemônica britânica, revelando a forma como instrumentalizam medos e discriminação para difamar indivíduos, suas ideias e o projeto que eles representam. Mas essas táticas não se limitam ao Reino Unido: o filme traça paralelos com outras partes do mundo, incluindo os Estados Unidos, o Brasil e outros países europeus.
Disponível até 30/10/24 ou até atingir 800 visualizações.

NÃO NOS MOVERÃO
Dir.: Pierre Saint Martin Castellanos | México | 2024 | 94 min | Ficção | 16 anos 
Socorro é uma advogada teimosa, obcecada pela ideia de encontrar o soldado que matou seu irmão em 1968, durante o massacre estudantil de Tlatelolco, na Cidade do México. A necessidade de fazer justiça encobre um sentimento de culpa, o que afetou o relacionamento com sua irmã Esperanza e com o filho Jorge. Após décadas de espera, ela recebe a informação que faltava para localizar o militar. Socorro decide dar início a um plano absurdo para vingar a morte do irmão, arriscando seu legado, sua família e a própria vida.
Disponível até 30/10/24 ou até atingir 800 visualizações.

THROUGH THE GRAVES THE WIND IS BLOWING
Dir.: Travis Wilkerson | EUA | 2024 | 84 min | Ficção | 16 anos 
Se há alguém que personifica o estado atual da vida na Croácia, é o detetive de polícia Ivan Perić. Filho de um pescador, ele se tornou investigador como forma de evitar trabalhar na única indústria verdadeira da Croácia moderna —o turismo. Ironicamente, sua vida é consumida pela tentativa de resolver uma série de assassinatos essencialmente insolúveis dos turistas. Porém, como esses viajantes são absolutamente desprezados, ninguém ajuda Ivan. As evidências desapareceram nos labirintos da burocracia. Ele sofre humilhações em público e on-line. Na imprensa local, seu chefe o rotula de “uhljeb”, o insulto croata para um parasita burocrata e preguiçoso. Para piorar a situação, o superior de Ivan explora o fracasso do agente em solucionar os casos como um meio para concorrer ao parlamento com um discurso anti-uhljeb. Tudo isso acontece na cidade de Split, nas ruínas da Iugoslávia.
Disponível até 30/10/24 ou até atingir 800 visualizações. 


ORDEM MORAL
Dir.: Mário Barroso | Portugal | 2020 | 101 min | Ficção | 16 anos 

Em 1918, Maria Adelaide Coelho da Cunha, herdeira e proprietária do Diário de Notícias, abandona uma vida de luxos —social, cultural e familiar— para fugir com um motorista insignificante, 26 anos mais novo. As consequências da decisão de Maria Adelaide serão obviamente dolorosas e moralmente devastadoras.
Disponível até 30/10/24 ou até atingir 2.000 visualizações. 


DIAS
Dir.: Tsai Ming-Liang | Taiwan | 2019 | 127 min | Ficção | 14 anos 

Kang mora sozinho em uma casa grande. Através de uma fachada de vidro, ele olha para as copas das árvores açoitadas pelo vento e pela chuva. Sente uma dor estranha de origem desconhecida que mal consegue suportar e que se espalha por todo o seu corpo. Non vive em um pequeno apartamento em Bancoc, onde prepara metodicamente pratos tradicionais de sua aldeia natal. Quando Kang encontra Non em um quarto de hotel, os dois homens compartilham sua solidão. Ambos esquecem o lado duro da realidade por uma noite, e talvez até se aproximem da verdade, antes de retornarem ao seu cotidiano.
Disponível até 30/10/24 ou até atingir 2.000 visualizações. 

+  CINEMA #EMCASACOMSESC

Lançada pelo CineSesc em junho de 2020, a série CINEMA #EMCASACOMSESC já exibiu gratuitamente mais de mil títulos, entre longas e curtas-metragens, nacionais e estrangeiros, recebeu mostras e festivais e levou mais de 15 milhões de espectadores à plataforma Sesc Digital.

 

+   SESC DIGITAL 

A presença digital do Sesc São Paulo vem sendo construída desde 1996, sempre pautada pela distribuição diária de informações sobre seus programas, projetos e atividades e marcada pela experimentação. O propósito de expandir o alcance de suas ações socioculturais vem do interesse institucional pela crescente universalização de seu atendimento, incluindo públicos que não têm contato com as ações presenciais oferecidas nas 40 unidades operacionais espalhadas pelo estado. No ar desde 2020, a plataforma Sesc Digital apresenta gratuitamente ao público conteúdos de diversas linguagens artísticas, como teatro, música, literatura, dança, artes visuais, entre outras. Com curadoria do CineSesc, a programação de cinema oferece ao público, filmes premiados, clássicos e contemporâneos, ficções e documentários, produções brasileiras e de várias partes do mundo. Saiba mais em Sesc Digital

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.