Reino Unido: 78 por cento das crianças do ensino primário relatam ouvir linguagem homofóbica na escola

A linguagem homofóbica é comum entre crianças pequenas, com três quartos das crianças de nove a 11 anos relatando ouvi-la, de acordo com uma nova pesquisa. A Charity Just Like Us entrevistou mais de 31.000 alunos no Reino Unido, incluindo 4.307 crianças do ensino fundamental de nove a 11 anos. A grande maioria – 78% – das crianças do ensino fundamental disse ter ouvido linguagem homofóbica, e 80% dos alunos do ensino médio relataram o mesmo. Algumas crianças do ensino fundamental citaram o aplicativo de mídia social TikTok como o lugar onde ouviram a palavra gay sendo usada como um insulto depreciativo. Outros disseram que as crianças estavam repetindo linguagem homofóbica sem saber o que significava. O TikTok disse que, de acordo com suas diretrizes da comunidade, não permite conteúdo que inclua uma calúnia odiosa ou ataque uma pessoa ou grupo com base em seu gênero, identidade de gênero, sexo ou orientação sexual.

Some school children say they heard gay being used as an insult on social mediaAlgumas crianças em idade escolar dizem que ouviram a palavra “gay” sendo usada como um insulto nas redes sociais (Getty)
A pesquisa foi realizada em junho como parte do ensino da VotesForSchools, uma plataforma de atualidades que envolve crianças em questões sociais e políticas. Uma criança em Sandhurst disse aos pesquisadores: “Nós ouvimos principalmente as pessoas se chamando de ‘gays’ como um insulto ou uma piada. Isso porque vemos isso como tendência no TikTok.” Uma tendência viral no TikTok, conhecida como ‘Inglês ou Espanhol?’, vê o criador parar pessoas aleatórias e dizer a elas: “Quem se mover primeiro é gay.” Os vídeos, alguns dos quais têm mais de 11 milhões de curtidas no aplicativo, veem as pessoas congelarem em vez de serem percebidas como gays. A tendência é conhecida como ‘Inglês ou Espanhol’ porque o criador original da tendência perguntou às pessoas qual nacionalidade elas eram primeiro para que ele pudesse comunicar o desafio no idioma certo.
Charlie, 35, que mora em Hertfordshire e tem dois meninos pequenos, disse ao The Independent: “Parece que está na moda no momento as crianças usarem a palavra gay como um insulto ou piada. Elas entraram em jogos na escola. A tendência do inglês ou espanhol se tornou mais comum nos últimos meses. “Tenho parentes próximos que fazem parte da comunidade LGBTQ+. Conversei com meus filhos sobre por que os jogos não são engraçados. Está sendo usado de maneiras muito negativas e não deveria ser.” Seu filho de 11 anos, Reggie, disse: “Meus amigos estão dizendo isso, mas dizem que é apenas uma piada. Algumas pessoas também dizem quando o sinal toca: ‘O último a chegar na fila é gordo, feio e gay’. Algumas pessoas também foram rudes com um garoto da minha classe que gosta de coisas rosas. Eu intervim e disse que eles não deveriam dizer isso sobre alguém, eles podem gostar do que quiserem.”

Um pai LGBTQ+ chamado Matt disse que seu filho Jacob, de nove anos, estava com os amigos quando eles começaram a jogar um jogo do TikTok em que você tinha que adivinhar as coisas e, se errasse, era chamado de gay. Matt explicou: “No começo, Jacob tentou participar, mas depois de um tempo, ele começou a se sentir desconfortável com o jogo. Ele acabou dizendo aos amigos: ‘Não vou mais jogar isso’. Um dos amigos imediatamente respondeu: ‘Bem, você é gay’. “Jacob respondeu: ‘Não, não sou, mas meus pais adotivos são gays e o que há de errado nisso?’ Seus amigos não disseram nada depois disso, mas Jacob ficou chateado e com raiva. Ele sentiu que o jogo e seus comentários eram ofensivos, e ele não entendia por que ser gay estava sendo usado como um insulto.” Matt acrescentou: “É perturbador que, mesmo em 2024, a linguagem homofóbica ainda seja um problema.”

Laura Mackay, presidente-executiva da Just Like Us, disse: “A linguagem homofóbica nunca deve ser descartada como ‘apenas uma piada’ porque sabemos que ela tem consequências na vida real, impactando a autoestima e os sentimentos de vergonha entre jovens LGBT+ e aqueles de famílias do mesmo sexo. Estamos preocupados com os jovens relatando um aumento nos jogos voltados para crianças no TikTok, onde gay está sendo usado como um insulto depreciativo.” O TikTok faz parcerias com organizações como GLAAD e Stonewall para informar sua abordagem e, entre abril e junho de 2024, removeu 88% dos vídeos por violar as políticas de discurso de ódio antes de serem denunciados.
Matéria Original em Inglês
Independent.co.uk
Adicionar aos favoritos o Link permanente.