7.ª Marcha de Viseu pelos Direitos LGBTQIA+: “De cravo ao peito contra o preconceito”

No próximo dia 12 de outubro de 2024, Viseu será palco de mais uma importante manifestação pelos direitos LGBTQIA+. Sob o mote “De cravo ao peito contra o preconceito”, a cidade acolhe a sua 7.ª Marcha pelos Direitos LGBTQIA+, que terá início às 15h30 no Parque Aquilino Ribeiro.

Este ano, um dos destaques será a presença de uma intérprete de Língua Gestual Portuguesa, que acompanhará os discursos e a leitura do manifesto, assegurando que a mensagem de igualdade e inclusão chegue a todas as pessoas presentes. Esta iniciativa reflete um compromisso crescente com a acessibilidade nas manifestações pelos direitos humanos.

Após a Marcha e leitura do Manifesto há Manifestação Cultural

A luta não termina na rua. Após a marcha, a Manifestação Cultural continuará a inspirar com música e artes no Círculo de Criação Contemporânea de Viseu – Polo II (CCCV – Polo II), com portas a abrirem às 21h30. A entrada será livre, mantendo o espírito de resistência e comunidade.

Manifesto da Marcha de Viseu não se fica apenas por palavras. Baseia-se em dados alarmantes como os revelados no relatório da Agência dos Direitos Fundamentais da União Europeia (FRA), divulgado a 14 de maio de 2024. O relatório aponta um preocupante aumento da violência e do assédio contra pessoas LGBTQIA+ na Europa, e Portugal não é exceção.

No país, 38% da comunidade LGBTQIA+ relata já ter sido discriminada com base na sua sexualidade, identidade ou expressão de género, ou características sexuais. Mais grave ainda é a situação nas escolas. 74% dos estudantes LGBTQIA+ em Portugal já sofreram bullying, uma percentagem que supera a média europeia de 67%. Ridicularização, insultos e ameaças continuam a ser uma realidade nas salas de aula, muitas vezes com a conivência, ou até participação, de docentes.

Perante estes números, questiona a organização: O que nos dizem as vozes conservadoras que alegam proteger crianças e jovens, quando são as próprias a perpetuar um ambiente de insegurança e medo para estudantes LGBTQIA+?

A 7.ª Marcha de Viseu lembra-nos que a luta pelos direitos LGBTQIA+ é, acima de tudo, uma luta pela dignidade e segurança de todas as pessoas, independentemente de quem são e de quem amam.

Dia 12 de outubro manifesta-te e faz parte da luta!

Adicionar aos favoritos o Link permanente.