São Paulo, Minas e Bahia são estados com mais candidatos LGBTQIAPN+

O TSE informou que os estados com mais candidatos LGBTQIAPN+ nas eleições de 2024 são São Paulo, Minas Gerais e Bahia.

As 455.843 pessoas que se registraram para votar nas eleições municipais e prefeituras em todo o Brasil, aproximadamente 31,5% (143.889) optaram por informar à Justiça Eleitoral sobre sua orientação sexual, o que é uma novidade neste processo eleitoral.

Dentre os candidatos que informaram sua orientação sexual no país, 141.400, ou 98,2%, afirmaram ser heterossexuais.

Ao menos 2.396 pessoas LGBTQIAPN+ estarão presentes nas eleições municipais do país em outubro: 1.037 gays, 644 lésbicas, 452 bissexuais, 191 assexuais e 72 pansexuais.

Além disso, 963 pessoas se declararam transgêneras. O estado com mais candidatos LGBTQIAPN+ é São Paulo, com 357. Minas fica em segundo lugar com 330 candidaturas. A Bahia ocupa o terceiro lugar com 228 candidaturas.

Os números representam menos de 2% das candidaturas registradas em cada um dos três estados.

Duas candidatas à prefeitura de Belo Horizonte são LGBTQIAPN+. A prefeita é Duda Salabert (PDT), uma deputada federal trans e lésbica. Além disso, a lésbica Bella Gonçalves, deputada estadual do PSOL, é candidata à vice-prefeita da chapa liderada por Rogério Correia (PT), que é um aliado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Após Salabert, ele ocupava o terceiro lugar no Datafolha do mês passado com 10% das intenções de voto, enquanto Correia ocupava o quarto lugar com 8%.

De acordo com o jornal O Globo

Adicionar aos favoritos o Link permanente.