Califórnia: Distrito escolar enfrenta reação negativa por exigir que alunos participem de exercício de ‘saída do armário’ LGBT

Um distrito escolar da Califórnia está enfrentando uma reação negativa depois que um professor supostamente forçou os alunos a fazer uma dramatização em um exercício de “saída do armário” LGBT inspirado por um grupo ativista reconhecido nacionalmente. Advogados de pais no Vista Unified School District (VUSD) em San Diego dizem que o distrito violou seus direitos legais em uma atividade de ideologia de gênero durante uma aula de calouros na Rancho Buena Vista High School (RBVHS), onde os alunos foram supostamente obrigados a participar de um exercício de dramatização chamado “Coming Out Stars”. A atividade, adaptada do grupo ativista LGBT The Trevor Project, instruiu os alunos a imaginarem que “cada um de vocês agora é gay ou lésbica e está prestes a começar seu processo de saída do armário”.

De acordo com o advogado Dean Broyles do National Center for Law & Policy (NCLP), alguns alunos se recusaram a participar e saíram da sala de aula, citando objeções religiosas. Além da atividade de dramatização, foi revelado que a RBVHS incorporou o diagrama “Gender Unicorn”, uma ferramenta que promove a educação sobre identidade de gênero, em um ambiente de sala de aula separado. Broyles e o NCLP alegam que o VUSD falhou em notificar os pais sobre as aulas, de acordo com o California Healthy Youth Act (CHYA), que exige que os distritos forneçam aos pais um aviso prévio e a capacidade de optar por não participar dos cursos de educação sexual de seus filhos.
O distrito escolar supostamente implementou uma solução alternativa para os requisitos da CHYA ao incorporar ideologia de gênero radical em cursos de educação não sexual, impedindo assim que os pais mantenham seus filhos fora da sala de aula. “Os pais têm o direito de saber exatamente o que seus filhos estão aprendendo na escola sobre sexualidade humana, especialmente quando esse ensino contradiz as crenças religiosas sinceras e constitucionalmente protegidas de sua família”, disse Broyles em uma declaração. O NCLP enviou uma carta de demanda ao VUSD em 23 de janeiro, denunciando o exercício “Coming Out Stars” criado pelo The Trevor Project, que promove resumos de pesquisa que correlacionam crenças religiosas com maiores taxas de suicídio entre pessoas identificadas como LGBT, uma alegação que tem sido frequentemente contestada. De acordo com o NCLP, o suposto propósito do exercício é “examinar nossos julgamentos sobre os outros de forma segura e produtiva e explorar a importância da autoidentificação” ao considerar as respostas de pessoas e grupos — incluindo uma “comunidade religiosa” — a pessoas identificadas como LGBT.
Chamando o “transparente ‘opressor-oprimido’” do Projeto Trevor de um “tropo cansado do marxismo cultural”, a carta de Broyles observou que excluía “qualquer entendimento [de]empatia ou compaixão, seja qual for, por pessoas religiosas com pontos de vista e visões de mundo divergentes”. A carta observou que o pai de um aluno, conhecido como “D.M.”, que participou da aula de “saída do armário”, não foi informado “de que sua filha cristã seria convidada a fazer uma encenação de ser uma lésbica “saindo do armário” para esconder sua orientação sexual fabricada”. “Se ele tivesse sido informado, ele definitivamente a teria excluído dessa simulação religiosamente ofensiva”, acrescentou a carta. Em resposta à carta, o NCLP está pedindo ao distrito que emita um pedido formal de desculpas aos pais e alunos envolvidos na atividade de encenação e implemente reformas imediatas para garantir que o currículo do VUSD esteja em conformidade com as leis estaduais de notificação e exclusão dos pais. O CP entrou em contato com o VUSD para comentar na terça-feira. Este artigo será atualizado se uma resposta for recebida.
Após um aumento no apoio de algumas das maiores marcas nos EUA que levaram à pandemia do coronavírus, o The Trevor Project reconheceu recentemente um “declínio nas doações corporativas nos últimos dois anos”. Em janeiro, o grupo — cujos esforços de advocacy foram citados por uma variedade de instituições, do Austin ISD a grupos de performance drag — anunciou que passará por uma “transformação” envolvendo demissões e reestruturação corporativa.
Matéria Original em Inglês
Adicionar aos favoritos o Link permanente.