Cidades de Minas elegem prefeitos gays

No Brasil, foram aprovadas 225 candidaturas LGBTI+. (Imagem: Envato)

Dois candidatos que se assumiram gays conquistaram as prefeituras em cidades de Minas Gerais no último domingo (6). A unidade federativa é uma das duas no Brasil com registros de prefeitos que se declaram eleitos. A Bahia tem um prefeito que é tanto cis quanto assexual. No Brasil, levando em conta prefeitos e vereadores, houve um crescimento de 180% na quantidade de eleitos em comparação a 2020, segundo a ONG Vote LGBTI+.

Rafael Freire (PSB) foi reeleito em Alpinópolis, no sul de Minas, obtendo 62,28% dos votos válidos. Em Santa Bárbara do Tugúrio, na região dos Campos das Vertentes, Donatinho (PSD) também garantiu a reeleição, obtendo 58,79% dos votos válidos.

Pela primeira vez, após a mobilização dos movimentos LGBTI+, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) permitiu que os postulantes aos cargos de prefeito e vereador declarassem sua orientação sexual de maneira facultativa no momento do registro de candidatura.

A vitória de Rafael Freire acontece depois que o candidato, em julho, considerou não participar das eleições e anunciou sua decisão. Durante uma audiência na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Freire chegou a denunciar as ocorrências de homofobia que sofreu. Na ocasião, revelou que havia quatro anos sofria de violência sexual.

No estado de Minas, das 72.253 pessoas que se inscreveram e preencheram o formulário sobre orientação sexual, 97.9% se identificaram como heterossexuais, enquanto apenas 0,9% se identificaram como gays.

Segundo a ONG Vote LGBTI+, 225 indivíduos que se identificam como integrantes da comunidade LGBTI+ alcançaram posições em câmaras municipais e prefeituras em todo o país. A quantidade significa um crescimento de 180% em comparação com 2020, ano das últimas eleições. No entanto, o número pode ser ainda maior, pois vários candidatos que se declaram gays não se inscreveram dessa maneira no TSE. Vários, inclusive, mantêm casamentos e relações estáveis e publicam fotos com seus parceiros nas redes sociais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.