Patinadoras olímpicas  fazem campanha para aprovação de competição em duplas do mesmo sexo

As patinadoras olímpicas aposentadas Gabriella Papadakis e Madison Hubbell estão fazendo campanha para que pares de patinação artística do mesmo sexo sejam incluídos em grandes competições. As renomadas patinadoras artísticas retornaram ao gelo para a estreia do Art on Ice Gala na Suíça no sábado (8 de fevereiro). Sua performance se tornou uma campanha para que pares de patinação artística do mesmo sexo sejam permitidos em grandes competições do esporte. Apesar de competirem como rivais durante sua carreira competitiva, a dupla optou por formar duplas após dançarem “por diversão” juntas durante o treinamento na Academia de Gelo de Montreal.

“Percebemos que era muito legal e muito agradável e dissemos a nós mesmos: ‘Quando terminarmos nossa carreira competitiva, tentaremos de verdade’”, disse Papadakis à AFP.

Hubbell se aposentou após o Campeonato Mundial de 2022, mas ela e o ex-parceiro Zachary Donohue receberam uma medalha de ouro tardia para as Olimpíadas de Inverno de 2022. Papadakis, que também voltou para casa com uma medalha de ouro nas mesmas Olimpíadas, se aposentou da patinação em dezembro de 2024. A partir daí, seu novo empreendimento começou. Eles também parecem reconhecer que a campanha pode abrir mais portas para a comunidade LGBTQ+ no esporte. “Não era nossa intenção básica, mas percebemos o que isso pode representar, o que pode mostrar, para nós, é algo que está próximo de nossos corações também”, disse Papadakis à AFP. “Também percebi enquanto patinava com Madison que havia códigos que eu nunca questionei em toda a minha vida.” Hubbell acrescentou: “Com este projeto, sonhamos com um futuro onde todos possam encontrar seu lugar no gelo, independentemente de sua visão ou identidade.”

A dupla está fazendo campanha para que “todos possam encontrar seu lugar no gelo, independentemente de sua visão ou identidade” (ARND WIEGMANN/AFP via Getty Images)

A mudança de regra, pela qual eles estão fazendo campanha, também daria mais oportunidades para mulheres e meninas praticarem o esporte competitivamente.

Você pode gostar de assistir

“Vejo muitas mulheres jovens que querem seguir a dança no gelo de uma certa maneira e não há muitos meninos ou homens jovens competindo”, Hubbell disse à Reuters em uma entrevista. “Então, há um limite para quantas pessoas estão participando agora.” Atualmente, o Skate Canada é o único órgão regulador que permite que pares do mesmo sexo compitam nacionalmente. Ele aplicou a regra em 2022.

Matéria Original em Inglês Pink News

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.